Sobre o Manual de Introdução ao Altruísmo Eficaz

This is an Portuguese translation of About this handbook

Link to this translation: https://​​80000horas.com.br/​​sobre-o-manual-de-introducao-ao-altruismo-eficaz/​​

Link to the EA Handbook translation: https://​​80000horas.com.br/​​manual/​​

Do que se trata o programa

O Altruísmo Eficaz (AE) é um projeto em progresso que visa encontrar os melhores meios de fazer o bem e colocá-los em prática.

Nosso principal foco com este programa é apresentar alguns princípios e ferramentas de pensamento na base do Altruísmo Eficaz. Esperamos que tais ferramentas sejam úteis em auxiliá-lo em sua jornada para encontrar maneiras eficazes de colaborar na construção de um mundo melhor.

Além disso, gostaríamos de colocá-lo a par de alguns argumentos relacionados à atuação em causas específicas, como saúde global e biossegurança. De modo geral, as pessoas envolvidas no movimento altruísta tendem a concordar que deveríamos distribuir recursos entre causas diversas. Isso ocorre, em grande medida, devido à incerteza acerca da melhor causa a se investir.

No entanto, não há um consenso a respeito de como deve ser essa divisão. Pelo contrário, há um debate de ideias constantes na comunidade do AE sobre quais causas devem ser priorizadas e sobre como implementá-las, muito embora já tenhamos ampliado substancialmente nosso conhecimento durante a última década. Assim, esperamos que você aborde com seriedade as ideias aqui discutidas e reflita por si mesmo sobre os meios mais eficazes de fazer a diferença no mundo.

Ao final do programa e de posse das informações apresentadas ao longo de oito semanas, deixamos a seu critério analisar e avaliar a maneira que melhor lhe cabe proceder. Importante ressaltar que não é esperado que você alcance respostas definitivas durante esse tempo. Nosso objetivo é, sobretudo, que você possa estar melhor preparado para começar a explorar soluções para as questões propostas.

O que o programa envolve

Cada etapa do programa contém uma série de artigos essenciais e eventualmente um exercício.

Consideramos uma média de 1-2h para a leitura dos artigos e em torno de 30-60min para os exercícios. No total, o tempo dedicado a se preparar para cada sessão semanal pode variar de 2-2,5 horas por semana.

Os exercícios são importantes na medida em que oferecem um meio para colocar em prática os conceitos abordados nas leituras.

Além dos artigos essenciais, contamos com uma variedade de materiais disponíveis semanalmente na área ‘Mais a explorar’ – de caráter inteiramente opcional, para aqueles que almejam explorar os temas abordados durante a semana em maior profundidade e alcance.

Apesar de estipularmos o tempo aproximado para a leitura de cada artigo, recomendamos que você tome o tempo necessário para refletir sobre os diversos assuntos em pauta sem se preocupar em acelerar o ritmo.

Este programa foi elaborado cuidadosamente por membros do Centre for Effective Altruism (CEA), incorporando alguns feedbacks importantes de não membros. Finalmente, há que se levar em conta que outros poderiam ter elaborado um programa diferente deste – baseado em seus próprios julgamentos[1]

Como o programa deve ser abordado

Considere seriamente as ideias expostas

Muitas vezes, explorar e discutir ideias costuma ser uma tarefa meramente recreativa, de modo que nos entretemos e nos divertimos em discussões acerca de tópicos interessantes e desafiadores. Expor nossas perspectivas livre e civilizadamente é algo esperado e desejado; porém, acreditamos que às vezes é necessário ponderar sobre algumas questões como as listadas abaixo:

  • “Como posso saber se minha ideia está alinhada com a realidade dos fatos?”

  • “Que evidências seriam necessárias para me convencer de que eu estou enganado acerca da eficácia desta ideia?”

  • “Se eu não estou enganado acerca desta ideia, que coisas eu deveria estar fazendo diferente em minha vida? E em que outros aspectos eu posso estar enganado, segundo esta mesma perspectiva?”

  • “Como isso pode afetar meus planos de vida/​carreira?”

Ainda, sob uma perspectiva mais ampla:

  • “Quais são os meus possíveis pontos-cegos?”

  • “Sobre que outras questões importantes eu deveria estar ponderando?”

  • “O quão certo eu estou de que esta ideia/​plano de ação irá de fato ajudar a melhorar as coisas?”

Responder a essas questões com o devido escrutínio nos leva a refinar e a atualizar nossos pontos de vista e, em última instância, a tomar decisões mais acertadas sobre as coisas com as quais nos importamos.

Divergências podem ser úteis

Quando pessoas habituadas a pensar e a questionar chegam a conclusões bastante distintas entre si, apesar de terem tido acesso a mesma informação, deveríamos nos interessar sobre os motivos subjacentes a isso. Deveríamos, além disso, encorajar abertamente o livre debate acerca de tais ideias e investigar as causas que levaram à tais dissonâncias.

Se, por exemplo, uma comunidade médica está em dúvida sobre o melhor medicamento, entre as opções A e B, para tratar ou curar determinada doença; deveriam querer chegar no âmago da discordância, porque a resposta correta importa – afinal, vidas estão em jogo.

Por exemplo, iniciar um diálogo discordando de outro membro e eventualmente mudar de opinião, pode ser algo difícil de admitir, mas achamos que é algo a ser celebrado. Ajudar debates a se tornarem mais claros mudando de opinião diante de argumentos plausíveis vai ajudar a comunidade a agir para salvar vidas da maneira mais eficaz possível.

Ainda que você discorde de outros pontos de vista, você vai aprender mais se reconhecer tal discordância e buscar compreender exatamente como e porquê tais perspectivas se diferem das suas.

Tenha consciência do nosso privilégio e da seriedade dos problemas abordados

Não é prudente de nossa parte nos esquecermos de nosso privilégio de sermos capazes de ler e discutir essas ideias, e que estamos falando de vidas reais . Somos afortunados por estarmos numa posição na qual podemos ter um impacto tão grande, e tal oportunidade é uma consequência da profunda disparidade social e econômica existente.

Ademais, convém ter em mente que as pessoas interessadas neste programa advêm de contextos distintos e apresentam opiniões e conhecimentos diversos.

Alguns tópicos podem ser desafiadores para alguns, e até mesmo desconfortáveis para outros –, sendo por isso facilmente negligenciados, e por isso tão importantes –, especialmente quando trata-se de um assunto particularmente delicado num nível pessoal.

Explore além

Este manual visa introduzir pessoas interessadas no Altruísmo Eficaz de uma maneira didática e bem estruturada. Existem milhares de tópicos, ideias e estudos a serem explorados; porém, apenas uma parcela deles se enquadra neste programa de introdução.

Tendo isso em mente, separamos uma série de websites para que você possa navegar além, de acordo com seu interesse. Por meio desses websites, você encontrará links para outros, e assim por diante.

Este trabalho está licenciado sob Creative Common Attribution 4.0 International Licence.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Publicado originalmente em 31 de maio de 2022 aqui.

Autor: MaxDalton

Tradução: Barbara Oliveira

Revisão: Leo Arruda e Fernando Moreno

  1. ^

    Nosso objetivo é torná-lo familiarizado com os princípios essenciais relacionados ao Altruísmo Eficaz e com os diversos problemas que a comunidade enfrenta e busca solucionar, além de encorajá-lo a refletir sobre como você deseja proceder com base nas ideias apresentadas e discutidas.

    Considerando a diversidade significativa de pontos de vista a respeito de cada tópico, dimensionamos nosso trabalho de modo a oferecer-lhe uma diversidade de materiais. Para tanto, ao planejar este programa, consultamos não apenas os membros da comunidade, mas também especialistas nos assuntos abordados, bem como facilitadores de projetos.

    Acreditamos que as leituras aqui dispostas oferecem uma excelente base introdutória; porém, esperamos de você o engajamento e o senso crítico necessários para formar suas próprias opiniões –, ao invés de apenas absorver o conteúdo deste manual.

    Uma vez que você conclua este programa, recomendamos você a explorar outras leituras relacionadas ao AE (por exemplo neste Glossário).